Blog

O Entorpecimento Moral e Ético de Nossa Sociedade

O Entorpecimento Moral e Ético de Nossa Sociedade

O quadro que se nos apresenta dos últimos anos a respeito de nossa sociedade é no mínimo preocupante! Vemos uma escalada cada vez maior dos níveis de violência, corrupção, injustiças e desigualdades em nossa sociedade que despertam em nós preocupações e angústias com o futuro.

Como será a vida em sociedade nas próximas décadas? Como será o convívio entre os povos? Haverá harmonia? Haverá justiça social? Haverá uma ética responsável que privilegie o bem estar social? Viveremos em um ambiente mais seguro marcado pelo respeito ao próximo e pela harmonia coletiva?

Não há como responder de modo positivo e categórico essas indagações! Somente os dias dirão! Entretanto, se continuarmos a ver os padrões de moralidade e ética se desintegrarem numa velocidade tão alta como a que hoje vemos, certamente “dias tenebrosos” nos esperam!

Nossa sociedade desce a passos largos a ladeira da degradação humana e social. Nossa sociedade vive um verdadeiro “entorpecimento moral e ético”. Princípios justos e valores corretos cada vez mais ficam numa memória do passado. O discurso a respeito dos absolutos morais propagados pela fé e ética bíblica são ridicularizados e relativizados por aqueles que se levantam contra os discursos nomeados de “dogmáticos”. A rejeição para com a herança da ética bíblica toma proporções cada vez maiores numa sociedade decidida a estabelecer para si mesmo os padrões que melhor se encaixam aos próprios interesses.

Pelo andar das coisas à nossa volta, percebe-se que enquanto vivermos numa sociedade que coloca Deus para fora de Seu trono, rejeitando os Princípios Eternos que regem o Seu Reino e que enobrecem a vida humana, estaremos fadados ao “caos” social.

Por mais que teorias humanistas e conceitos filosóficos tentem apontar caminhos de equidade, paz e harmonia para a humanidade no presente século, jamais veremos uma sociedade melhor enquanto os seres humanos não entenderem um fato: há um Deus que criou e governa todas as coisas! Há um Deus que se assenta sobre um trono de glória e que deseja reinar entre nós à medida que nos rendermos à Ele, dispostos a conhecer, praticar e viver os princípios eternos de Seu Reino.

Longe de tentar promover um discurso pessimista, negativista e fatalista, faz-se necessário reconsiderarmos a maneira como vivemos enquanto sociedade. Faz-se necessário olhar para nós mesmos e vermos que enquanto decidirmos viver pelos princípios e valores centrados em nosso próprio ego, o que teremos é uma sociedade caótica e degradante. É necessário haver um “absoluto” maior pelo qual devamos reger a nossa vida!

Cabe aqui a citação de um famoso filósofo-ateu do século XX quando indagado a respeito de qual seria o maior problema da humanidade. Sua resposta a essa indagação foi muito sugestiva: “se existe um Deus, então há uma maneira certa de se viver a vida! E a forma como a sociedade vem vivendo está muito distante deste ideal”.

Vice Reitor da FATEF: Pr. Anderson Rezende