Formação em Psicanálise

Formação em Psicanálise

OBJETIVO DO CURSO

O Curso de Formação em Psicanálise tem como objetivo a formação de profissionais que através da teoria e método analítico estarão aptos a promover saúde mental através da Psicanálise.

A Psicanálise foi fundada por Sigmund Freud que através da escuta da fala de pacientes histéricas descobriu o funcionamento do Inconsciente e o quanto as questões reprimidas influenciam a vida cotidiana do individuo, podendo até mesmo comprometer sua saúde mental. Através da Escuta atenta as “queixas”, fantasias, medos, sofrimentos e questões dos seus pacientes, Freud apresentou ao mundo um método eficaz para analisar o Inconsciente e assim acessar as questões mais profundas na construção da identidade e tratamento de seus desvios.

REGIME E DURAÇÃO

Período mínimo de 2 anos e 3 meses, com aulas uma vez por semana (Todas as terças-feiras das 18:30 as 22:00). As aulas eletivas, que são palestras abertas serão previamente agendadas e divulgadas no decorrer do curso.  

Carga Horária Total oferecida é de 1.382h.

PÚBLICO ALVO

Todos aqueles que desejam estudar a Psicanálise, profissionais com formação em diferentes áreas, teólogos, etc.

ESTRUTURA DO CURSO


A Formação de um Psicanalista requer tanto o estudo teórico quanto a prática, sendo assim a sua formação se funda no que chamamos “tripé de formação psicanalítica” que se constitui de três bases:

Formação Teórica:

  1. O analista em formação estudará 23 módulos com uma carga horária de 40h em cada um deles, mais 150h de aulas eletivas e cursos de extensão.
  2. Ao final do Curso o aluno deverá apresentar um trabalho de conclusão que se trata de uma produção textual a partir de um tema por ele escolhido. Esta produção textual deverá ser orientada por um de nossos professores. Carga horária de 200h.

Análise Pessoal:

O analista em formação deverá estar sob análise didática, esta será feita com um de nossos analistas didatas, computando um tempo mínimo de 50h de análise pessoal. O aluno poderá iniciar sua análise desde o início do curso, que poderá se dar na modalidade individual e/ou em grupo.

Prática Analítica Supervisionada

A partir do segundo ano do curso, após ser liberado por seu analista didata, o aluno poderá iniciar os atendimentos analíticos com no mínimo uma pessoa, neste período o analista em formação será devidamente acompanhado por um Supervisor que estará supervisionando sua atuação junto ao seu analisando. A carga horária desta etapa é de no mínimo 50h de prática analítica e 12h de encontros de supervisão.

Somente com o cumprimento dessas três etapas é que o analista em formação estará apto para o exercício da Psicanálise.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL


No Brasil, a atividade psicanalítica não é regulamentada, ou seja, não possui curso de graduação autorizado pelo MEC nem Conselho Regulamentador da Profissão. De modo que sua formação caracteriza-se por ser independente, de caráter livre e profissionalizante, sendo os seus profissionais formados por Sociedades Psicanalíticas e/ou Analistas Didatas.

Apesar de manter interfaces com várias profissões pela utilização de conhecimentos científicos e filosóficos comuns a diversas áreas do conhecimento, acaba sendo em algum momento tratada como área de especialização de alguns profissionais como por exemplo os Psicólogos, todavia não se limita a especialidade de nenhuma delas, constituindo-se em uma atividade autônoma e independente, podendo o profissional ser Psicanalista, mesmo não sendo Médico ou Psicólogo.

A atividade profissional do Psicanalista é lícita e reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego Brasileiro sob a CBO (CLASSIFICAÇÃO BRASILEIRA DE OCUPAÇÕES) número: 2515-50.

Importa salientar que o fato de a Psicanálise não possuir regulamentação não minimiza os rígidos padrões éticos e acadêmicos exigidos para a formação do Psicanalista, muito pelo contrário, um profissional para ser reconhecido como Psicanalista deve possuir não apenas vasto conhecimento teórico, técnico e prático do tema, adquirido em Escola ou Sociedade Psicanalítica idônea, como também e principalmente deve possuir boa formação e educação, conduta moral ilibada, caráter íntegro e atitudes éticas. (texto extraído do site da Ordem Nacional dos Psicanalistas)

 

 

DISCIPLINAS

Carga Horária

Duração

1

História da Psicanálise

40h

4 semanas

2

Psicanálise e Filosofia

40h

4 semanas

3

Metodologia de Estudo e Pesquisa

40h

4 semanas

4

Tópicas do Aparelho Psíquico

40h

4 semanas

5

3 Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade

40h

4 semanas

6

Complexo de Édipo

40h

4 semanas

7

Artigos Metapsicológicos I – Desejo e Recalque

40h

4 semanas

8

Artigos Metapsicológicos II – Pulsão

40h

4 semanas

9

Artigos Metapsicológicos III – Inconsciente

40h

4 semanas

10

Artigos Metapsicológicos IV – Narcisismo

40h

4 semanas

11

Interpretação de Sonhos I

40h

4 semanas

12

Interpretação de Sonhos II

40h

4 semanas

13

Ética e Psicanálise

40h

4 semanas

14

Teoria Psicanalítica de Lacan I

40h

4 semanas

15

Teoria Psicanalítica de Lacan II

40h

4 semanas

16

Estruturas Clínicas – Neurose

40h

4 semanas

17

Estruturas Clínicas – Psicose

40h

4 semanas

18

Estruturas Clínicas – Perversão

40h

4 semanas

19

Relação Analista e Analisando: Técnicas e Prática Analítica

40h

4 semanas

20

Semiologia e Neurolinguística

40h

4 semanas

21

Fenômenos Psicossomáticos e Psicopatologias

40h

4 semanas

22

Psicanálise Infantil – Anna Freud, Melaine Klein e Winnicott

40h

4 semanas

23

Psicanálise Contemporânea

40h

4 semanas

Obs.: Por se tratar de um Curso Livre a Grade Curricular poderá ser alterada sem aviso prévio.

Polo São Gonçalo – Sede

Dia de Aula: Segunda-Feira
Coordenador: 
Telefone: (21) 2720-4817
WhatsApp: (21) 99606-5938
Email: [email protected]
Endereço: Av. Júlio Lima, 1054 Laranjal – São Gonçalo (RJ)